quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Comentário Literatura | 1M2


Colégio Qi
Trabalho de literatura | Prof: Carlos Henrique
Grupo:
Gabriel Henrique
Ítalo Costa
Lawanda Kelly
Maria Célia
Maria Eduarda 
Escolher uma imagem relacionada ao Quinhentismo brasileiro e cada integrante fazer um comentário (5 a 10 linhas), mostrando o porquê da figura ser quinhentista.
Imagem inline 1
Comentários:

Gabriel Henrique: Esta figura é do quinhentismo brasileiro, pois mostra os europeus catequizando os indígenas, a catequização era um dos principais objetivos dos portugueses. Ai mostra Pe. José de Anchieta, um dos principais padres na época, e ele ensinava a literatura de catequese, onde queria coverter os gentios (os índios) a sua religião. Como a comunicação era difícil ele criou uma gramática do Tupi, utilizou brincadeira, peças teatrais e poemas para que os índios compreendessem mais rápido e mais fácil.

Ítalo Costa: 
A imagem mostra de como os europeus queriam aculturar e também catequizar os indígenas brasileiros, para as suas religiões. Um dos autores que exerciam essa função era o Padre José de Anchieta que se deu como uns dos principais padres daquela época. Não era um trabalho fácil de se realizar, para ajuda-lo, criou uma gramatica Tupi que facilitou o convertimento dos índios para uma cultura que nada conheciam, como por exemplo a palavra Jesus e Deus, os índios não tinham conhecimento de nada sobre isto. Além da gramatica, surgiram também poemas, brincadeiras, peças teatrais, etc, tudo isso para melhor compreensão dos gentios.
Maria Célia: A carta de Pero Vaz Caminha trouxe uma frase essencial para que essa imagem fosse concretizada dizendo : "Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente.", assim inicia a parte da catequese. A igreja estava perdendo suas forças com o inicio da igreja protestante, dai surgiu a contrarreforma e uma dos seus objetivos era fazer a catequese com os novos povos. Assim os padres vieram ao brasil com intenção de salvar essas vidas. Era difícil pois a língua que se falava era outra e os padres tiveram que arrumar uma estrategia para poderem converte-los, assim utilizando, de peças teatrais, de nova ortografias e de outras coisas.

Lawanda Kelly:
Esta imagem é uma de muitas outras que representam o quinhentismo brasileiro .Ela representa também a chegada dos primeiros jesuítas no Brasil, que tinham como principal objetivo a catequização dos índigenas e a conversão a sua religião. Nesta imagem vemos o Pe.José de Anchieta cumprimdo tal objetivo. Para catequizá-los ele criou novas palavras na língua Tupi para facilitar e agilizar a compreensão dos índios.

Maria Eduarda Cahino: Esta imagem retrata uma época chamada de quinhentismo de catequese, onde abrange os primeiros escritos brasileiro. A catequese, era vinculada á contrareforma, chegam, em 1549, os primeiros jesuítas ao Brasil. Com o objetivo de catequizar os índios, moralizar os costumes dos brancos colonos e de instalar o ensino público no país. A imagem mostra justamente um padre, cumprindo seu objetivo, ensinando e convertendo os gentios a sua religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário