quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Poluição Urbana e Saúde Pública - 3º ano I (ÉSIO)

QI-Questão de Inteligência
Ano: 3º Ano I                         Profº: Ésio                      
Disciplina: Geografia             Grupo : José Igor Melo 
                                                           Rayanne Azevêdo
                                                           Rebeca Barros
                                                           Flávia Monteiro
                                                           Rafaela Resende
                                                           Manoela Carolina




Poluição Urbana e Saúde Pública

Poluição é um tema muito abordado na atualidade, ao qual contribuimos cotidianamente de diversas formas para seu aumento. Seja pela atmosferica, sonora,  pelo solo até a água, o homem tem ajudado na deflagração deste conjunto de acontecimentos.
Principalmente nos grandes meios urbanos percebemos cada vez mais situações de poluição. O homem tem modificado drasticamente a natureza, devido a crescente atividade industrial, o aumento do número de veiculos motorizados em circulaçao (que contribui também para a poluição sonora, por causa excesso de ruidos causados pelos carros); aglomeração de imagens, cartazes e outdoors causando a poluição visual; poluição dos rios e lagos devido o estabelecimento do homem em lugares proximos desviando os cursos das aguas, além de comprometer a qualidade da água lançando esgotos de residencias e empresas; poluindo o solo despejando residuos em locais inapropriados como ruas, avenidas e praças, além dos conhecidos lixões (que hoje são ilegais) representam uma fonte de poluição assim como agrotoxicos e defensivos agrícolas que se manejados de forma incorreta podem contaminar o solo; além da poluição nuclear, causada pela destinação incorreta ou vazamento de residuos radioativos, que se caracteriza por alto grau de periculosidade para a população habitante do local.
A saúde publica é um direito fundamental presente na constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei federal 8080, sendo dever do estado oferecer para a população um serviço de saúde e qualidade e humanizado. A controversia existe, devido ao fato de inúmeras cidades brasileiras não possuirem um sistema de saneamento básico, isso agregado aos tipos de poluições existentes são o maior problema da saúde pública.



Nenhum comentário:

Postar um comentário