quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quimica - Hugo (Individual)

Os íons presentes no nosso organismo
Aluno: Lucas Tadeu Alves De Medeiros
Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde.
 Os íons encontrados em grande quantidade (concentrações) no nosso organismo são chamados de macroelementos. Veja alguma das funções desempenhadas por alguns desses íons e as suas consequências de sua falta ou excesso.
Na+: Cátion sódio
      
Em nosso organismo atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. O excesso de íon Na+, ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.
Ca+2: cátion cálcio
Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas.  O excesso de cálcio (hipercalcemia) pode levar à perda da função renal, à formação de cálculos renais e a distúrbios psíquicos.As principais fontes de cálcio são: queijo, vegetais de folhas verde-escuras, moluscos, sardinha e salmão.
 Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso
O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder ser transformada em Fe+2.
            A quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g, e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração.
Bruno Oliveira Moura
Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde.Os íons encontrados em grande quantidade no nosso organismo são chamados de macroelementos.

           Nosso organismo atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. O sal quando são ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.
 O cálcio além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. A deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode provocar: Osteoporose, raquitismo, paralisia muscular total ou parcial e hipertensão arterial.
Ewerton Queiroz Ribeiro Filho
Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde.
Os íons são importantes para manter o equilíbrio nos processos de difusão nas células humanas e manter a neutralidade de carga na célula, visto que toda proteína e carregada.
Muitos efeitos de transporte intermembrana ocorrem por processos de difusão e osmose, ocasionada pela diferença de concentração de íons.
A maioria dos processos biológicos envolvem a presença de íons.
Sem os íons a vida como nos conhecemos não existiria.




Giusep Magno da Silva Ribeiro
Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. O excesso de íon Na+, ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.
Ca+2: cátion cálcio
Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. A deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode provocar osteoporose, raquitismo, paralisia muscular total ou parcial e hipertensão arterial. O excesso de cálcio pode levar à perda da função renal, à formação de cálculos renais e a distúrbios psíquicos. As principais fontes de cálcio são: queijo, vegetais de folhas verde-escuras, moluscos, sardinha e salmão.
Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso
O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte de ele poder ser transformada em Fe+2. 
A quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g, e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração.
 Izabella Maria Bezerra  da Silva 
NF
Gabriel Jorge Mota Pinheiro
NF     
Rafael Antonio Mota Pinheiro
NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário