Sistema Internacional de Unidades
Aluno: Lucas Tadeu Alves de Medeiros
Sistema Internacional de Unidades é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas e da conveniência do número dez. É o sistema mais usado do mundo de medição, tanto no comércio todos os dias e na ciência. O SI um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo moderno, que visa a uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes.
HistóriaPara efetuar medidas é necessário fazer uma padronização, escolhendo unidades para cada grandeza. Antes da instituição do Sistema Métrico Decimal (no final do século XVIII, exatamente a 7 de Abril de 1795), as unidades de medida eram definidas de maneira arbitrária, variando de um país para outro, dificultando as transações comerciais e o intercâmbio científico entre eles.
As unidades de comprimento, por exemplo, eram quase sempre derivadas das partes do corpo do rei de cada país: a jarda, o pé, a polegada e outras. Até hoje, estas unidades são usadas nos Estados Unidos, embora definidas de uma maneira menos individual, mas através de padrões restritos às dimensões do meio em que vivem e não mais as variáveis desses indivíduos.
Grandeza física de base Unidades de Bases
Comprimento Metro
Massa Quilometro
Tempo Segundo
Intensidade de ampere
corrente elétrica
Temperatura Kelvin
Quantidade de matéria mole
Intensidade luminosa candela
Metro: 1 m é o comprimento do trajeto da luz, no vazio, no tempo de 1/299792458 s.
Quilometro: 1 kg é a massa do protótipo internacional quilograma.
Segundo: 1 s é a duração de 9192631770 períodos da radiação da transição entre 2 níveis hiperfinos do estado fundamental do 133Cs.
Ampere: 1 A é a intensidade de uma corrente constante que mantida em 2
condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de secção
circular desprezível e à distancia de 1 m no vazio produz uma força
de 2x10-7 N/m.
Kelvin: 1 K é 1/273.16 temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.
Mole: a mole é a quantidade de matéria de um sistema contendo tantas
entidades elementares quanto os átomos que existem em 0.012 kg
de 12C.
Candela: 1 cd é a intensidade luminosa numa dada direção de fonte que emite
radiação monocromática de frequência 540x1012 Hz e cuja intensidade nessa
direção é W/Sr
Sistema internacional de unidades Aluno: Giusep Magno da Silva Ribeiro
* Unidade de medida: o metro (m) é uma unidade de medida de comprimento que tem como base a padronização das dimensões da Terra integrada ao sistema numérico decimal.
* Unidade de massa: o quilograma (kg) é igual à massa do protótipo internacional do quilograma que tem peso quase igual ao de um litro de água.
* Unidade de tempo: o segundo (s) é uma unidade de medida angular usada também para medir intervalos de tempo.
Análise Dimensional
Aluno: Bruno Oliveira Moura
Em Física a Análise Dimensional tem sua grande utilidade na previsão, verificação e resolução de equações que relacionam as grandezas físicas garantindo sua integridade e homogeneidade. Este procedimento auxilia a minimizar a necessidade de memorização das equações. Em análise dimensional tratamos as dimensões como grandezas algébricas, isto é, apenas adicionamos ou subtraímos grandezas nas equações quando elas possuem a mesma dimensão.
A Análise Dimensional é a área da física que se interessa pelas unidades de medida das grandezas físicas. Notavelmente, o fato de todas as unidades serem arbitrárias faz com que todas as equações sejam homogêneas: Uma coisa que se mede em metro por minuto não tem como ser igual a algo medido em quilograma por metro.
Ewerton Queiroz Ribeiro Filho
NF
Izabella Maria Bezerra da Silva
NF
Gabriel Jorge Mota Pinheiro
NF
Rafael Antonio Mota Pinheiro
NF
Nenhum comentário:
Postar um comentário