quinta-feira, 5 de abril de 2012

Trabalhos individuais de química do professor Hugo , 2° ano ll


Trabalhos Individuais

Grupo: Gabriely Pontes, Claudanderson Lima, Amanda Serrano, Bárbara Hellen, Kaio Gullyver, Larissa Linhares, Franciane Lisboa.

Professor: Hugo

2°ano ll

Energia dos Combustíveis

Aluna: Bárbara Hellen

GÁS: O gás é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. É um gás inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar. O gás natural é uma fonte de energia limpa, que pode ser usada nas indústrias, substituindo outros  combustíveis mais poluentes, como óleos combustíveis, lenha e carvão. Desta forma ele contribui para reduzir o desmatamento e diminuir o tráfego de caminhões que transportam óleos combustíveis para as indústrias. As reservas de gás natural são muito grandes e o combustível possui inúmeras aplicações em nosso dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida  das pessoas. Sua distribuição é feita através de uma rede de tubos e de maneira segura, pois não necessita de estocagem de combustível e por ser mais leve do que o ar, dispersa-se rapidamente na atmosfera em caso de vazamento. Usando o gás natural, você protege o meio ambiente e colabora para acabar com a poluição.
 ETANOL: Ao contrário do petróleo, que é um recurso finito, o etanol renovável é um combustível normalmente produzido a partir de plantas cultivadas, como a cana-de-açúcar, o milho, a beterraba, o trigo e a mandioca. No Brasil, o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, que é a matéria prima mais eficiente que se conhece até hoje para a sua produção comercial. O balanço energético (unidade de energia obtida x unidade de energia necessária para a produção) do etanol de cana é aproximadamente sete vezes maior que o obtido pelo etanol de milho, produzido nos EUA, e quatro vezes maior do que o obtido pelo etanol de beterraba e o de trigo utilizados na Europa.
COMBUSTÍVEL: Através de reações químicas de combustão, os combustíveis fósseis são um dos meios mais aproveitados para a produção de energia elétrica. Os combustíveis fósseis se formam a partir dos restos em decomposição de materiais orgânicos que viveram há milhões de anos atrás, e contêm grandes quantidades de carbono e hidrocarbonetos.Os combustíveis fósseis apresentam grandes quantidades de energia que são liberadas quando os componentes orgânicos são queimados, permitindo-lhes dar origem a muitos elementos sintéticos diferentes. A energia fornecida pelos combustíveis fósseis está contida nas ligações químicas dos hidrocarbonetos, e quando estas ligações são quebradas, a energia é liberada.Os combustíveis fósseis são utilizados como fonte de geração de energia e eletricidade, por exemplo, na indústria automobilística para o abastecimento dos carros e outros veículos automotores e formas de transporte, como barcos e aviões, também. O carvão é um combustível fóssil queimado utilizado desde a pré-história para fornecer energia ou calor para as mais diversas finalidades, tais como fusão de minérios de metais.

Aluna: Amanda Serrano

Os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc.    Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica.
 Gás Natural: Outro diferencial do gás natural é a baixíssima emissão de dióxido de enxofre e de resíduos do processo de combustão presentes na fumaça.
 Acompanhando a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, investimos na expansão da rede de distribuição e em novas tecnologias que estimulem a oferta e o consumo de gás natural.
 Inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o Gás Natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano.
Versátil, o gás natural pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o etanol, o óleo diesel e como fonte de geração de energia elétrica.
Etanol: O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil,   utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.
É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis. Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH.
Gasolina: A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição (em pequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio.  A gasolina é altamente inflamável e muito utilizada como combustível para automóveis e motocicletas. É utilizada na forma comum ou aditivada (com aditivos que facilitam a limpeza do sistema de combustível). Por se tratar de um combustível fóssil, a queima da gasolina provoca a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

Aluno: Claudanderson Lima

Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. Supõe a liberação da energia nele contida em forma de energia potencial a uma forma utilizável. Em geral se trata de algo susceptível de combustão.
 Existem várias substâncias que estão ou podem ser usadas como combustível. Entre as sólidas incluem-se o carvão, a madeira e a turfa. O carvão é queimado em caldeiras para esquentar água, que pode vaporizar-se para mover máquinas a vapor, ou diretamente para produzir calor utilizável em usos térmicos. A turfa e a madeira são utilizadas principalmente para a calefação doméstica e industrial. A turfa foi utilizada para a geração de energia nas locomotivas, que utilizavam madeira como combustível, muito comum no passado.
Gás Natural: O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não renovável.
O gás natural é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.
A composição do gás natural pode variar muito, dependendo de fatores relativos ao reservatório, processo de produção, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gás natural apresenta teor de metano superiores a 70% de sua composição, densidade menor que 1 e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m3, dependendo dos teores de pesados e inertes.
Etanol: O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.
O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.
Gasolina: A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos de nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.
A gasolina básica possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de coqueamento, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos eolefinas), etc. Quanto maior a octanagem da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.

Aluna: Larissa Linhares

Existe uma variedade em combustíveis, e que são utilizados para vários fins, os combustíveis se tornaram muito importante devido a sua capacidade de gerar energia e calor, servindo tanto para abastecer os automóveis, como também de energia elétrica. Trataremos aqui apenas os principais combustíveis, sendo a gasolina, o etanol e o gás natural que apesar de estar sendo analisado já está sendo considerado uma alternativa muito favorável de combustível, para a sociedade e principalmente para o meio ambiente.
Gasolina: A gasolina é um tipo de combustível muito consumido em motores endotérmicos, derivada do petróleo é transformado em gasolina a partir de vários processos, dentre eles a destilação que é o mais comum, em sua composição encontra hidrocarbonetos e uma diversidade de compostos de carbono e hidrogênio, além de compostos de enxofre, nitrogênio e compostos metálicos, todos encontrados em concentrações não muito elevadas.Importante saber que o octano, é um dos hidrocarbonetos que é encontrado em qualquer tipo de gasolina e tem sua importância por ser uma das principais propriedades do combustível, considera como o que dá o poder antidetonante.
Etanol: O etanol passou a ser utilizado somente em 1970, quando houve a criação do Programa Nacional do Álcool – Proalcool pelo Governo Federal, e a partir dai o etanol passou por várias analises e atualmente está sendo analisada a produção por meio do bagaço e palha de cana-de-açúcar, o que ocasionará em quantidades elevadas de biocombustível. Enquanto esta técnica não é posta em prática ao comércio, o etanol ou também conhecido por álcool etílico pode ser produzido pela extração do milho, da soja, do coco de babaçu, da beterraba, da batata e também da cana-de-açúcar.
Gás Natural: Obtido a partida de uma mistura entre gases hidrocarbonetos leves e gases inerte com metano, considerado não-tóxico, é o mais seguro dos combustíveis, um exemplo para notar a diferença existentes dos outros, o gás natural é leve e elimina-se na atmosfera, ou seja, caindo assim a probabilidade de qualquer tipo de inflamação ou explosões, além do mais, para que isso ocorra seria preciso que estivesse à 620°C, sendo que a gasolina à 300°C e o álcool à 200°C já seria suficiente para que houvesse uma explosão. Outra característica, é se usado no no veículos o gás natural elimina menor quantidade de poluentes.
Principais vantagens do uso do Gás Natural nos veículos: Economia de aproximadamente 70% no valor do combustível, Redução da alíquota do IPVA, Maior vida útil do motor, As características de sua queima são pouco agressivas ao meio ambiente, O Veículo torna-se bicombustível. Sendo que a conversão do carro para o GNV não extingue a capacidade de utilizar o combustível original.

Aluna: Franciane Lisboa

Existem uma variedade em combustíveis, e que são utilizados para vários fins, os combustíveis se tornaram muito importante devido a sua capacidade de gerar energia e calor, servindo tanto para abastecer os automóveis, como também de energia elétrica. Trataremos aqui apenas os principais combustíveis, sendo a gasolina, o diesel, etanol, carvão, querosene, metanol, biodiesel, gás natural, e o hidrogênio que apesar de estar sendo analisado já está sendo considerado uma alternativa muito favorável de combustível, para a sociedade e principalmente para o meio ambiente.
Gasolina: A gasolina é um tipo de combustível muito consumido em motores endotérmicos, derivada do petróleo é transformado em gasolina a partir de vários processos, dentre eles a destilação que é o mais comum, em sua composição encontra hidrocarbonetos e uma diversidade de compostos de carbono e hidrogênio, além de compostos de enxofre, nitrogênio e compostos metálicos, todos encontrados em concentrações não muito elevada. Importante saber que o octano, é um dos hidrocarbonetos que é encontrado em qualquer tipo de gasolina e tem sua importância por ser uma das principais propriedades do combustível, considera como o que dá o poder antidetonante.

Etanol: O etanol passou a ser utilizado somente em 1970, quando houve a criação do Programa Nacional do Álcool – Proalcool pelo Governo Federal, e a partir dai o etanol passou por várias analises e atualmente está sendo analisada a produção por meio do bagaço e palha de cana-de-açúcar, o que ocasionará em quantidades elevadas de biocombustível. Enquanto esta técnica não é posta em prática ao comércio, o etanol ou também conhecido por álcool etílico pode ser produzido pela extração do milho, da soja, do coco de babaçu, da beterraba, da batata e também da cana-de-açúcar. Diferentemente do etanol, o metanol é composto a partir da mistura entre carvão e água, criado apenas para utilização temporária devido à falta de álcool na época, o metanol foi retirado do mercado de combustíveis automotores devido ao elevado teor tóxico contido, no entanto, continua sendo muito utilizado nos carros de corridas automobilísticas, por ter uma combustão mais rápida, que promove maior potência ao motor.

Gás Natural: Obtido a partida de uma mistura entre gases hidrocarbonetos leves e gases inerte com metano, considerado não-tóxico, é o mais seguro dos combustíveis, um exemplo para notar a diferença existentes dos outros, o gás natural é leve e elimina-se na atmosfera, ou seja, caindo assim a probabilidade de qualquer tipo de inflamação ou explosões, além do mais, para que isso ocorra seria preciso que estivesse à 620°C, sendo que a gasolina à 300°C e o álcool à 200°C já seria suficiente para que houvesse uma explosão. Outra característica, é se usado no no veículos o gás natural elimina menor quantidade de poluentes.

Aluna: Gabriely Pontes
Um combustível é qualquer substancia capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Entre os líquidos usados como combustível encontramos os de origem vegetal ou animal, como o álcool e o óleos vegetais de rícino e gorduras a partir do século XX surgem os combustíveis minerais, considerados fósseis, são os derivados do petróleo como óleo diesel, o querosene e a gasolina.
Entre os combustíveis gasosos estão o gás natural ou os GLP ‘’Gases Liquefeitos de Petróleo’’, representados pelo Propano e o Butano. As gasolinas e até os gases são utilizados para os motores de combustão interna.
 Gás Natural: O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
Inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o Gás Natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano.

Etanol: O etanol (álcool etílico), CH3CH2OH, é um líquido incolor, inflamável, com um odor cartacterístico. É um álcool - um grupo de compostos químicos cujas moléculas contém um grupo hidroxila, -OH, ligado a um carbono. A palavra álcool deriva do arábico al-kuhul, que refere-se a um fino pó de antimônio, produzido pela destilação do antimônio, e usado como maquiagem para os olhos. O etanol é produzido desde a antiguidade pela fermentação de açúcares. Todas as bebidas alcóolicas e mais da metade do etanol industrial ainda é feito por este processo. Uma enzima, a zimase, é responsável pela conversão dos açúcares em álcool e gás carbônico.:
C6H12O6  ->  2 CH3CH2OH + 2 CO2 
Gasolina: A gasolina é o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros. Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono).
  A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc. Esse combustível é um líquido volátil e inflamável, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.





Nenhum comentário:

Postar um comentário