terça-feira, 4 de setembro de 2012

Entrevista - Redação - Roberto Lauria - Alunos: Lucas Tadeu, Giusep Magno,Ewerton Ribeiro, Suzany Oliveira e Bruno Moura


Dra. Tereza: “A qualidade da saúde no Brasil depende das ações realizadas pelos nossos gestores”.

Nesta quinta-feira (30 de agosto de 2012), em uma entrevista com a médica e obstetra Thereza Helena Cirne nós abordamos alguns temas na área da saúde como novas tecnologias, a relação SUS e plano de saúde e outros temas.

1-     Em sua opinião de que depende a qualidade da saúde no Brasil?
Dra. Thereza: A qualidade da saúde no Brasil depende das ações realizadas pelos nossos gestores, cultura da população e eficiência dos profissionais envolvidos com o serviço saúde.

2-     De acordo com seus conhecimentos quais as diferenças entre SUS e plano de saúde?
Dra. Thereza: O SUS é um sistema completo que todo cidadão brasileiro tem direito ao atendimento integral, sem descriminação e é gratuito. Ao contrario do SUS o plano de saúde é um sistema que só tem direito de ser atendido quem adere ao plano, paga em dia, e também existem diferenças perante situações como parto idosos, exames específicos e pessoas com doenças terminais.

3-     Ainda com base no SUS e plano de saúde qual é mais vantajoso, e por quê?
Dra. Thereza: Dependendo do caso às vezes é mais vantajoso possuir um plano de saúde e outras vezes usar o SUS. Porque com o plano de saúde na hora que precisar me submeter a uma cirurgia tenho certeza que terei este procedimento, e no SUS depende da vaga, do medico disponível, do equipamento e do hospital especializado.

4-     “O mundo esta em constante desenvolvimento” de acordo com essa hipótese como a tecnologia pode ajudar na área da saúde?
Dra. Thereza: A tecnologia na saúde sempre foi de grande importância desde a invenção do estetoscópio, instrumento utilizado para amplificar sons corporais, até a recente capsula endoscópica com microcâmara, graças à ajuda deles os exames estão cada vez mais precisos e seguros.

5-     De acordo com seus conhecimentos quais as maiores dificuldades para os brasileiros concluírem o ensino superior de medicina.
Dra. Thereza: A dificuldade para a conclusão do ensino superior, tenho observado que, esta relacionado ao interesse do aluno desde o seu ingresso no ensino fundamental e muitas vezes também pelas  condições financeiras de sua família.

Diante disso queremos agradecer a Dra. Thereza por toda atenção e por ter aceitado nossa entrevista. Por tanto concluímos que a medicina ainda esta em processo de desenvolvimento, e segundo a Dra Thereza, graças a esse desenvolvimento os exames estão cada vez mais seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário