sexta-feira, 6 de abril de 2012

Biologia/Leopoldo-CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DO CARBONO NA ATMOSFERA.1ºBimestre (INDIVIDUAL)


Consequências do aumento de carbono na atmosfera


Os gases responsáveis pelo aquecimento global da Terra, encontram-se na combustão de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados, e nas cidades cerca de 40 % deve-se à queima de gasolina e de óleo a diesel, facto que se traduz pelo número de veículos automóveis que aí circulam.  
Os veículos automóveis são responsáveis pela libertação de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx), dióxido de enxofre (SO2), derivados de chumbo e hidrocarbonetos.  
As indústrias também são responsáveis por este fenómeno uma vez que emitem enxofre, chumbo e outros materiais pesados, bem como resíduos sólidos que ficam suspensos no ar, por sua vez a concentração de oxigénio vai sendo cada vez menor o que vai provocar doenças graves no sistema nervoso, cancro, problemas respiratórios.  
Quanto à agricultura, as substâncias são originadas a partir do cultivo de arroz, agricultura, queima de resíduos agrícolas e de florestas, entre outras fontes.  
A incineração de resíduos e a deposição de resíduos sólidos nas terras constituem outras fontes de gases com efeito de estufa  
A acção do ser humano na natureza tem feito aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, através de uma queima intensa e descontrolada de combustíveis fósseis e do desflorestamento. A derrubada de árvores provoca o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera pela queima e também por decomposição natural. Além disso, as árvores aspiram dióxido de carbono e produzem oxigénio. Uma menor quantidade de árvores significa também menos dióxido de carbono sendo absorvido.
Aline de Morais Vitório

      O clima tem evoluído ao longo dos tempos, o que é natural, no entanto o homem é o responsável pela poluição atmosférica no qual vem trazendo grandes consequências foi registrado um aumento de 25% de dióxido de carbono na atmosfera, por causa das queimadas, crescimento de indústrias, e combustíveis fosseis.
     O vapor d'água, juntamente com o dióxido de carbono é um grande absorvedor das radiações solares capazes de aquecer a atmosfera; quanto mais vapor d'água e CO2, mais quente estará o ar, e com isso ocorre um grande aquecimento na terra, ocorrendo o derretimento das geleiras, os dias passam a ser mais quentes, e doenças como o câncer de pele vem crescendo bastante, por causa do aquecimento.
Emanuel Lucas da Silva Pereira
 
A grande quantidade de carbono na atmosfera é conhecida como efeito estufa ou aquecimento global. a queima de combustíveis fósseis; a devastação e queima de áreas florestais como a floresta Amazônica; a associação destes e outros processos são as principais causas do efeito estufa. As consequências serão sentidas em todo planeta afetando toda a parte do mundo. Outra consequência é o aumento da temperatura da superfície da Terra, esse aumento da temperatura também provoca uma alteração climática que leva a um aumento de ondas de calor e por consequência o aumento de doenças infecciosas através da proliferação de pestes.
Gilberto Cristiano da Silva Júnior

As conseqüências do aumento do gás carbônico na atmosfera, não é apenas um aumento na temperatura global, mas sim uma série de fatores que irão nos afetar drasticamente.
Com o aumento da temperatura global, as geleiras estão derretendo, acabando com as nossas principais reservas de água doce que existem, onde daqui a algumas décadas não terá mais.
Pesquisas mostram que a emissão descontrolada do gás carbônico afeta também a vida marinha, assim como a vida vegetal, onde as plantas chegam a perder até 20% de suas proteínas por conta do calor intenso. São muitos fatores que só fazem prejudicar, mas como os homens de grande poder pensam que podem “comer dinheiro”, não estão preocupados com o futuro das nossas gerações.

Huan Jardson Gondim de Oliveira

Derretimento das geleiras, ondas súbitas de calor, elevação dos mares, sinais evidentes do clima que esta se espalhando pelo planeta. Quem mora nas grandes cidades já sente com mais intensidade os eventos climáticos, tempestades tropicais estão mais intensas, a seca também, a chuva forte constante, a China, Polônia, Colômbia, Hungria, Mongólia, Brasil, entre outros, já sofrem com essas mudanças, com terremotos, tsunamis, devastações, etc. As alterações climáticas também afetam a vida de espécies polares, a retração dos gelos e das calotas e o aumento dos níveis do mar comprometem o desenvolvimento e vida de usos polares, a mudança no habitat natural prejudica o deslocamento e a caça. Cientistas afirmam que a terra já está 1 grau mais quente do que na época da revolução industrial, se essa temperatura aumentar ainda mais, países inteiros poderão ser engolidos pelo oceano. Já não resta dúvida que o acumulo de gás carbônico na atmosfera vem mudando a vida no planeta, mudanças no clima são ameaças mais graves do que qualquer outra forma de degradação ambiental, e até a metade deste século será a maior causa da perda da biodiversidade.

Laryssa Kelly de Souza Cabral

NF

*Vanessa Monteiro Luna

   A Terra formou-se sem uma atmosfera. De acordo com teorias modernas, o planeta formou-se por uma lenta acumulação de partículas sólidas e frias de todos os tamanhos, procedentes de detritos e restos solares. Os gases e água que agora constituem nossa atmosfera e oceanos eram componentes químicos de uma mesma mescla original.
  Nos últimos 200 anos a concentração de CO2 na atmosfera já aumentou 27% como fruto da crescente queima de combustíveis fósseis, pelo desmatamento das florestas e pelas mudanças no uso da terra.
   As emissões totais globais de CO2 para a atmosfera, resultantes da queima de combustíveis fósseis (incluindo fabricação de cimento), atingiram aproximadamente 5,65 Gt em 1987. Os EUA são a maior fonte mundial de liberação de CO2 por queima de combustíveis fósseis, com 1,202 Gt em média em 1986.
Yasmin Nascimento da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário