sexta-feira, 6 de abril de 2012

Martinho - Grupo

Grupo: Daniel Gomes, Renata Luiza, Thaina Fernanda e Thamy Rafaella.

Ondas




      Ondas acústicas: A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos. Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.
     Ondas de choque: A supersônica, que não deve ser confundida com a ultra-sônica, é o estudo dos efeitos que podem produzir aqueles objetos que se movem em um meio a uma velocidade superior as ondas que geram. Nada pode mover-se muito rapidamente através de um sólido, e inclusive os mais criativos inventores se atrevem a sonhar com um submarino que se mova na água com uma velocidade superior a do som. Assim, os problemas práticos da supersônica se limitam essencialmente aos relacionados com aviões e projéteis que se movem no ar a uma velocidade superior a do som. Neste caso, o objeto móvel acumula perturbações e ondas mais depressa do que elas podem ser transmitidas ao longo do caminho, causando uma região única de grande perturbação, denominada onda de choque.

     Número da mach: A velocidade Mach ou Mach (Ma) é uma unidade de medida de velocidade. É definida como a relação entre a velocidade do objeto e a velocidade do som:
\ M = \frac {{v_o}}{{v_s}}
onde:
\ M é o número Mach
\ v_o é a velocidade média relativa do objeto
\ v_s é a velocidade média do som

Cone de mach: A uma determinada altitude e temperatura, a velocid velocidade Mach (M ade Mach M) de um avião é a razão entre a sua velocidade  MM (vv) e a velocidade do som (v vv vvv ). Quando um avião se desloca a uma velocidade superior à do som, a onda de choque que o seu movimento provoca toma a forma de um cone (cone de Mach). Ao ângulo formado pela geratriz do cone e pela direcção do avião chama-se ângulo de Mach (aa).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário