sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho de Matemática - Professora Janeide (2º ano I) - Matrizes


Trabalho de Matemática – Janeide (Individual)
Aluno : Esdras Santos              Série : 2° ano - I 

Resumo sobre Matrizes

Perto da metade do século XIX, o matemático inglês Arthur Cayley (1821 – 1895) foi o primeiro a estudar matrizes, definindo matriz nula matriz identidade a partir do que se pode pensar em operações sobre elas. Cayley descendia de uma família de gente muito talentosa e desde cedo mostrou aptidão para os estudos. Seus pais então decidiram enviá-lo para estudar na Universidade de Cambridge. Em 1863, ele aceitou um convite para ocupar a cadeira de matemática criada na própria Universidade, permanecendo até a sua morte. No período em que era estudante conheceu James Joseph Sylvester (1814 – 1897), também um ícone da álgebra britânica. Como ambos pesquisavam as mesmas áreas, tornaram grandes amigos. E foi nessa época então que Cayley, 1855 escreveu um artigo usando o termos Matriz (termo este que já teria sido usado por Sylvester a cinco anos antes) salientando que como pela lógica a noção de Matriz antecedesse a de Determinantes o que historicamente não era correto, pois os Determinantes já eram usados na resolução de sistemas lineares muito antes da criação das matrizes. 



 As matrizes  são tabelas retângulares em que os seus elementos estão dispostos em linhas e colunas. Ela é representada por uma letra maiúscula ( A ), e em seguida vem duas letras minúsculas ( m x n ), onde m indica a quantidade de linhas e n a quantidade de colunas.
 As matrizes são usadas por uma forma genérica, ou seja, através de uma relação que determina cada um de seus elementos.
 Toda matriz é representada na forma :
A = ( a i j ) m x n
Onde :   i = indica a posição da linha
             j = indica o número da coluna
             m = indica a quantidade de linhas
             n = indica a quantidade de colunas
Propriedades das Matrizes :
Identidade :  Uma matriz é dita identidade , quando possuir os elementos da diagonal principal iguais a 1 e os demais nulos.
Transposta : Uma matriz é dita transposta, quando ocorrer uma transposição de linha por coluna e vice e versa.
Quadrada : É toda matriz em que o número de linhas é igual ao de colunas.
Unitária : É toda matriz que possui apenas um elemento.
Nula : É toda matriz que possui todos os seus elementos nulos.
Opostas : É toda matriz em que os seus elementos forem opostos.

Operações com matrizes :

Adição e subtração : Para somarmos ou subtraírmos matrizes de mesma ordem, basta operarmos os elementos correspondentes. 

Multiplicação de um número qualquer por uma matriz : Se Y é um número real qualquer, então o produto Y.A é obtido quando o valor de Y for multiplicado por todos os elementos da matriz A.
Multiplicação entre matrizes : O produto entre duas matrizes é obtido pela  soma do produto das linhas da primeira matriz pelas colunas da segunda. Porém, esse produto só é possível quando o número de colunas da primeira for igual ao de linhas da segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário