sexta-feira, 6 de abril de 2012

Henrique - Individual

Uso e obtenção dos esteres

Daniel Gomes: Não fez!

Renata Luiza: Uso dos esteresProdução de flavorizantes para a produção de refrescos, doces, pastilhas, xaropes, balas, etc; Produção de sabões; Como medicamentos; Produção de perfumes e cosméticos; Na alimentação;  Na produção de biocombustíveis.
Obtenção de esteres: se da a partir da reação de ácidos com alcenos:
Exemplo: Ácido propanóico + propeno → propanoato de isopropila
         CH3-CH2-COOH + CH2=CH-CH3 → CH3-CH2-COO-CH(CH3)-CH3
Os ésteres também podem ser preparados a partir da reação de um cloreto ou anidrido de ácido com álcool ou fenol.

Thaina Fernanda: Com o intuito de se obter biodiesel (ésteres etílicos e ésteres metílicos) de óleos dos frutos da palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) foram realizadas reações de transesterificação através de alcoólise (metanólise e etanólise) em catálise básica homogênea (utilizando KOH, NaOH, CH3CH2OK, CH3CH2ONa CH3OK e CH3ONa), em catálise ácida homogênea (utilizando HCl e H2SO4) e em catálise heterogênea (utilizando catalisadores inéditos CuCl2 e V2O5). Nestas reações foram determinadas as melhores proporções, nas quais se podem obter rendimentos reacionais satisfatórios, bem como a influência dos catalisadores nos processos reacionais. Através de monitoramentos (por colheita) da produção de frutos nas palmeiras de macaúba nativas foram obtidos dados qualitativos e quantitativos de grande importância sobre os óleos desta oleaginosa. Foram realizados processos de extração e determinação de características dos óleos do mesocarpo e das amêndoas de macaúba. Com relação às características dos óleos determinou-se a influência da acidez, contida nas amostras de óleos de amêndoas, nas reações de transesterificação através de etanólise com KOH. Para valorizar e demonstrar a importância da preservação desta planta oleaginosa para o uso dos óleos de seus frutos na produção de biodiesel e a plena correlação deste, com o papel de combustível totalmente renovável, foram realizadas reações de transesterificação com utilização direta das amêndoas (processo in situ). Os resultados do processo in situ, assim como a relação dos procedimentos utilizados e produtos obtidos, foram correlacionados com os Doze Princípios da Química Verde. Também foram avaliados procedimentos de tratamento (refino), do biodiesel (metílico e etílico), sendo os mesmos submetidos posteriormente à análise de suas características físico-químicas (densidade relativa, índice de acidez, ponto de fulgor, ponto de névoa, viscosidade cinemática, teor de água, índice de iodo e teor em ésteres). Essas características foram correlacionadas e às especificações brasileiras (ANP), americanas (ASTM) e européias (prEN 14214), para o uso deste tipo de combustível.

Thamy Rafaella: Bom, para começarmos, deixarei bem claro de uma forma mais rápida e detalhada o que são os esteres. Sem muitas complicações, são compostos orgânicos ligado a dois ou um radical e um hidrogênio, claro. São usados muito em nosso dia-a-dia, como por exemplo, ao acordamos fazemos o uso dos alimentos, pegamos um ônibus ou um carro, as vezes tomamos remédios, e em tudo isso estão presentes os esteres. São obtidos pela ação de um ácido orgânico ou inorgânico sobre um álcool, com liberação de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário