sexta-feira, 6 de abril de 2012

Hugo - Individual

A dieta e as calorias 

Daniel Gomes: Não fez, como sempre!

Renata Luiza: Dieta: Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Para seguir uma dieta, convém consultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo. A escolha de alimentos certos na proporção correta, bem como a prática de exercício físico com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde. Uma "dieta" restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos. Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde. Ter uma vida saudável não é fazer apenas dieta, é não ter uma vida sedentária.
Calorias nos Alimentos: A vida do ser humano depende de uma fonte de energia: as calorias contidas nos alimentos. Quando são ingeridas pelo organismo, elas são metabolizadas no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência. As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios, etc. Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.

Thaina Fernanda: Caloria: Caloria é uma medida de energia, que equivale à quantidade de calor necessário para se elevar de um grau centígrado um grama de água. Como esta unidade de energia é muito pequena utiliza-se, a prática, uma unidade mil vezes maior, ou seja, a quilo-caloria, abreviada pelas letras Kcal.Quando queimamos um grama de gordura produz em torno de nove calorias.
Calculamos o número de calorias de um alimento somando todas calorias produzidas pelas gorduras, proteínas e hidratos de carbono. A mesma quantidade de proteína ou hidrato de carbono gera quatro calorias.
Dieta: A proposta da dieta é que sejam consumidos alimentos dentro da máxima proporção 80/10/10, ou seja, 80% de carboidratos simples,principalmente frutose e glucose, proveniente de frutas, 10% de gorduras proveniente de oleaginosas e 10% de proteínas que podem ser facilmente obtidas tanto nas frutas quanto nos vegetais tenros e oleaginosas. Assim, o foco da dieta é na obtenção de carboidratos simples à partir do grande consumo de frutas (90 a 97%) e no forte controle à ingestão de gorduras (0 a 8%) - devido aos hábitos alimentares ricos em gorduras praticados pelas pessoas anteriormente - que em excesso desencadeiam a fadiga crônica e o enjoo (ver observações abaixo), ao passo que, o consumo de vegetais tenros (2 a 6%) é incentivada pela sua grande quantidade de sais minerais.

Thamy Rafaella: Dieta: Sempre que ouvimos falar em dieta, muitas vezes já pensamos logo em para de comer, parar de jantar, ou seja, ficar sem comer. Mas o que poucas pessoas sabem é que em uma dieta o certo não é parar de comer, e sim comer. Em uma dieta saudável devemos sempre comer de três em três horas, comidas saudáveis, já que é uma dieta saudável. Devemos investir em proteínas como carnes em geral ou ovo, carboidratos como macarrão, pão, bolo (sem cobertura e sem recheio), batata, arroz, panqueca, essas coisas, e é claro, frutas e verduras. Comer de três em três horas irá começar a facilitar muito sua vida, pois acelera o metabolismo, não te deixando sentir fome. Outro fato bem importante para a dieta, é praticar exercícios, tais como academia e/ou um esporte, de preferencia basquete ou natação, que trabalha todo o corpo.
Calorias: as colorias são as maiores inimigas para quem está de dieta. Elas estão presentes em tudo o que comemos, mas somos capazes de queima-las em tudo o que fazemos. Para podermos queimar  um certo valor de caloria, devemos comer bem, para que haja resultado no final. E para comer bem, tem que ter dedicação total ao projeto. Comer bem e queimar as calorias depois. Cada atividade queima um tipo de caloria diferente. Nos esportes são onde queimamos mais, pois sempre estamos correndo. No basquete queimam-se em media 600 calorias por treino, mas a comida que ingerimos contém bem mais que isso. Então devemos saber o quanto de caloria estamos ingerindo. Para isso, basta olhar atrás de cada alimento, que sempre vem a informação que queremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário