sexta-feira, 6 de abril de 2012

Biologia/Augusto- SAIS MINERAIS 1ºBimestre (INDIVIDUAL)


Sais Minerais

Cálcio: tem como função atuar na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio do ferro no organismo. Sua falta provoca deformações ósseas e enfraquecimento nos dentes; Pode ser encontradas em queijo, leite, nozes, uva, feijão, couve, amendoim, castanha de caju entre outros.
 Fósforo: tem como função atuar na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina Combate o raquitismo. Sua falta provoca maior probabilidade de fraturas; músculos atrofiados; alterações nervosas, raquitismo; Pode ser encontrado em carnes, miúdos, peixes, cereais integrais e etc.
 Ferro: tem função indispensável na formação do sangue; atua como veiculador de oxigênio para todo o organismo. Sua falta provoca anemia; Pode serem encontrada em frutas secas, verduras ,gema de ovo, azeitona e etc.
 Iodo: tem função de ativação da glândula tireoide, ativa o funcionamento cerebral, permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos. Sua falta causa obesidade, cansaço e bócio; Pode ser encontrada em cebola, alho, cenoura, tomates, peixes, alface e etc.
 Sódio: tem como função impedir o endurecimento do cálcio e do magnésio, previne a coagulação sanguínea. Sua falta pode causar cãibras, e retardamento em cicatrizações e feridas; Pode ser encontrada em queijo, nozes, aveia, agrião, cenoura e etc.
 Flúor: tem como função forma ossos e dentes; previne a dilatação das veias, cálculos na vesícula e paralisia. Sua falta não causa muita coisa, pois, a necessidade de flúor é muito pequena, é recomendado para gestantes e crianças da formação da segunda dentição; Pode ser encontrado em agrião, beterraba, brócolis, maça, aveia e etc.
Aline de Morais Vitório


      Os sais minerais são essenciais para nosso organismo, participando no bom funcionamento do metabolismo, na estruturação dos nossos ossos, e na composição de algumas moléculas orgânicas.
      Os principais sais minerais no nosso organismo é o Cálcio, Fósforo, Sódio, Flúor ,Potássio,Ferro, Iodo, Magnésio. Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.

Emanuel Lucas da Silva Pereira


* Ferro: é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral resulta em anemia. Principais alimentos: Carnes, porco, frango, peixe, ovos, legumes.
* Cálcio: é fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes, o cálcio também é necessário para o funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação sanguínea e pressão arterial.
Principais alimentos: leite iogurte e queijos; peixes ósseos, legumes, brócolis, repolho.
* Fosforo: O Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia".
Principais Alimentos: Carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite.
* Iodo: Deficiência de iodo pode resultar em bócio, o em largamento da glândula tiróide. Habitantes de zonas costeiras geralmente recebem o suprimento adequado de iodo.
Principais alimentos: Sal iodado e peixes marinhos.
*Magnésio: tem um papel fundamental na performance em esportes de resistência. Este mineral existe principalmente nos músculos e ossos, aonde ajuda na contração muscular e metabolismo energético. A deficiência de magnésio diminui a resistência e que o baixo nível deste mineral na circulação está associado à diminuição da capacidade aeróbica.
Principais alimentos: Legumes, nozes, verduras, alimentos de grãos integrais, frutos do mar.
* Zinco: ajuda a manter o sistema imunológico sadio, facilita a cicatrização de machucados e recuperação de lesões. Um dos sinais de deficiência de zinco é o aumento de resfriados.
Principais alimentos: Alimentos ricos em proteína como carnes, frango e peixe.
* Potássio: é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.
Principais alimentos: Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas
e alimentos de grãos integrais.
* Selênio: É antioxidante e é importante no crescimento celular. A ingestão de altas doses, 1 mg ou mais, pode causar intoxicação.
principais alimentos: Frutos do mar, carnes, grãos e sementes.
* Sódio: é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Muito sódio na dieta pode levar à hipertensão em pessoas com predisposição genética.
Principais alimentos: Sal, azeite e alimentos processados.
Gilberto Cristiano da Silva Júnior

Os sais minerais são divididos em macromoléculas e em micromoléculas. As macromoléculas são os sais usados em grandes quantidades pelo organismo, enquanto que as micromoléculas são aqueles sais minerais pouco utilizados no metabolismo corporal.
São nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes.
Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio.
Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue).
O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão.

Huan Jardson Gondim de Oliveira


Principais funções dos sais minerais:

Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo.
- Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio);
- Através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas;
- Participam da composição de algumas moléculas orgânicas;
- Agem na manutenção do equilíbio osmótico;
Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.

Principais tipos e alimentos
Cálcio (Ca) - podem ser encontrado em leite e derivados, couve, espinafre e brócolis.
Fósforo (P) - é encontrado em carnes, ovos, cereais, etc.
Potássio (K) – mineral encontrado na banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, etc.
Enxofre (S) – em carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo, etc.
Sódio (Na) – é encontrado no sal de cozinha, algas marinhas, etc.
Magnésio (Mg) – encontrado em verduras, maçã, figo, nozes, etc.
Ferro (Fe) – encontrado em carnes em geral, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, aspargos, etc.
Cobre (Cu) – encontrado em fígado, trigo integral, ervilhas, amendoim, nozes, etc.
Zinco (Zn) – carnes em geral, ovos, peixes, germe de trigo, castanha do Pará, ervilha, etc.
Selênio (Se) – tomate, milho e outros cereais.
Cromo (Cr) – carnes, mariscos, cereais, etc.

DEFICIENCIAS

Falta de Flúor Causa

• Visão Limitada
• Piorréia
• Dificuldade de audição
• Língua Suja

Falta de cloro causa
• Falar durante o sono
• Muita fome
• Dores nos membros superiores e inferiores

Falta de Iodo Causa
• Memória Fraca
• Descamação da Pele
• Gosto gorduroso na boca
 •Saliva fétida

Laryssa Kelly de Souza Cabral

NF
*Vanessa Monteiro Luna

*Cálcio e fósforo: Formam os ossos e os dentes, além de atuar no funcionamento de nervos e músculos. São encontrados em abundância nos laticínios, nas hortaliças de folhas verdes (brócolis, espinafre, etc.) e nos ovos.
*Sódio, potássio e cloro: Influenciam no volume de água retida no organismo ou eliminada dele e atuam nas funções de músculos e nervos. São encontrados em muitos alimentos: o sódio e o cloro fazem parte do sal de cozinha, e o potássio aparece em grande quantidade nas frutas, verduras e no feijão.
*Ferro: Forma a hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio no sangue. Por isso, a deficiência de ferro pode causar fraqueza, mal-estar, cansaço, dificuldade de respirar, entre outros problemas. São sintomas de anemia, doença comum em crianças subnutridas, em pessoas com vermes ou que estejam perdendo sangue pelas fezes.
*Iodo: Faz parte dos hormônios produzidos pela glândula tireóide, que controla a produção de energia na célula e o crescimento do corpo. A falta de iodo leva ao mau funcionamento da tireóide, aumentando exageradamente o seu tamanho - surge o bócio ou papeira. Isso costuma ocorrer em regiões cujo solo é pobre em iodo, o que faz com que esse elemento falte nos alimentos. Para evitar o problema, há leis que obrigam a adição de iodo ao sal de cozinha.
*Flúor: Participa na formação de ossos e dentes. Existe em pequena quantidade em todos os alimentos, mas, em muitas cidades, o flúor é adicionado à água encanada como medida auxiliar na prevenção de cáries.

Yasmin Nascimento da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário