segunda-feira, 2 de abril de 2012

Trabalho de Hugo- individual

Aluna: Thaìs Mykaella

Ions Presentes no nosso corpo


Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde.

Os íons encontrados em grande quantidade (concentrações) no nosso organismo são chamados de macroelementos. Veja alguma das funções desempenhadas por alguns desses íons e as suas consequências de sua falta ou excesso.


. Na+: Cátion sódio
Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais e uso inadequado de diuréticos, podendo causar letargia ("moleza"), fraqueza, redução da pressão arterial e até convulsões. O excesso de íon Na+, ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.

Ca+2: cátion cálcio
Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. O excesso de cálcio (hipercalcemia) pode levar à perda da função renal, à formação de cálculos renais e a distúrbios psíquicos. As principais fontes de cálcio são: queijo, vegetais de folhas verde-escuras, moluscos, sardinha e salmão.
Fe+2: cátion de ferro II ou ferrosoA quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g, e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário