quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trabalho de Química (Grupo)
Professor: Hugo
Grupo: Pâmella Andrade, Cinthya Adelaide, Jéssica Marcena, Élida Felinto, Gercileide Henriques, Gabriella Marques e Brenda Brennand.
2° ano II
 
                        As dietas e as calorias
Quando se inicia uma dieta, a caloria faz parte do nosso dia a dia. Mas afinal o que é caloria?
     Caloria é o termo usado para se indicar o valor energético dos alimentos, que na verdade quer dizer a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro de água). Apenas as vitaminas, os minerais, as fibras e a água não contém calorias.
    As calorias fornecem a energia necessária ao nosso organismo para o funcionamento de diversas atividades como exercício físico, manter nossa temperatura, proteger do frio, nossa respiração, nossos batimentos cardíacos, etc.
    A quantidade de calorias varia muito de um alimento para outro, e o fator  que influencia bastante ,é a forma em que o alimento é preparado, como alimentos fritos, cozidos, refogados ou grelhados.
                 O que é Dieta
         Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.
      A escolha de alimentos certos na proporção correta, bem como a prática de exercício físico com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde. Uma "dieta" restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos. Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas ou calórico-protéicas e o excesso de peso ou obesidade. Também, ter uma vida saudável não é fazer apenas dieta, é não ter uma vida sedentária.
Diversas dietas tornaram-se populares nas últimas décadas, algumas passageiras, outras polêmicas e outras com maior comprovação científica.
               Padrões de Dieta

Não existe um padrão de dieta que atenda, ao mesmo tempo, a todas as necessidades de todas as pessoas, pois essas necessidades variam enormemente de acordo com:

Faixa etária
: bebês, crianças, adolescentes, adultos, pessoas na maturidade ou idosos.

Condições gerais: pessoas com boa saúde, pessoas convalescentes, doentes, acidentados, mulheres grávidas, pré e pós-operatórios, atletas, jogadores e desportistas de fim de semana, pessoas tomando determinados medicamentos, pessoas com algum tipo de alergia.

Situação geográfica: residentes em país frio, quente, nas montanhas, nas praias, nos desertos, à beira de rios, em cidades grandes e poluídas ou em ilhas isoladas.
 Clima: temporadas frias, quentes, chuvosas, secas

Nenhum comentário:

Postar um comentário