quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fisica / Martinho - Ondas



Ondas


Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.
Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direcção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direcção perpendicular à direcção de propagação da onda.


Acústica 


É o estudo das ondas sonoras. 

Ondas sonoras são de natureza mecânica, de tipo longitudinal e classificação tridimensional. Não se propagam no vácuo (por isso, o vácuo é o melhor isolante acústico). 

Infra-som e Ultra-som: O ser humano é capaz de captar freqüências sonoras que vão de 20Hz a 20.000Hz. Uma onda com freqüência inferior a 20Hz é chamada infra-som; superior a 20.000Hz, ultra-som. Alguns animais, como os morcegos e os cachorros são capazes de perceber os ultra-sons. 

Velocidade do som: As maiores velocidades de propagação do som ocorrem nos sólidos; as menores, nos gases. 


A temperatura praticamente não influi na velocidade do som nos sólidos e líquidos. Mas, nos gases, a velocidade do som é diretamente proporcional à raiz quadrada da temperatura absoluta do gás, conforme a Fórmula de Laplace: , onde k é uma constante que depende da natureza do gás; T é a temperatura absoluta (kelvin) do gás.  


Onda de choque 

          É uma onda caracterizada por ser um distúrbio em propagação onde propriedades como velocidade, pressão, temperatura ou densidade variam de maneira abrupta e quase descontínua. Esta onda pode ocorrer tanto em meios físicos, propagando-se de maneira mecânica, quanto em campos como o campo elétrico e o campo magnético.
Número de Mach

A velocidade Mach ou Mach (Ma) é uma unidade de medida de velocidade. É definida como a relação
entre a velocidade do objeto e a velocidade do som:

Cone de Mach
A velocidade transônica está entre a velocidade sub e supersônica. O período trânsonica inicia quando as primeiras partes do avião alcançam Ma>1 e começa a aparecer uma barreira de ar em volta das asas do avião. Quando finalmente o avião ultrapassa a velocidade sônica, segue-se um forte estrondo sonoro quando o avião excede Mach 1; a maior diferença de pressão passa para a frente da aeronave. Esta abrupta diferença de pressão é a chamada onda de choque, que estende-se da traseira à dianteira com uma forma de cone (chamado cone de Mach).

Nenhum comentário:

Postar um comentário