terça-feira, 3 de abril de 2012

Química - Henrique


Alcinos
Os alcinos ou alquinos são os hidrocarbonetos acíclicos que contêm, no mínimo, uma tripla ligação; conseqüentemente a sua fórmula é do tipo CnH2n-2, sendo n maior ou igual que dois. São tradicionalmente conhecidos como acetilenos, embora o nome acetileno seja usado para referenciar o membro mais simples da série, conhecido oficialmente como etino. Alcinos com mais de uma ligação tripla são denominados alcadiinos, alcatriinos, etc.
Os alcinos caracterizam-se por terem uma ligação tripla carbono-carbono. Tanto os alcenos como os alcinos denominam-se hidrocarbonetos insaturados, pelo facto de terem ligações dupla e triplas.
As propriedades físicas dos alcenos e dos alcinos são semelhantes às dos alcanos.
Nomenclatura                                             
De cadeia normal (IUPAC)
  • Prefixo + in + o
    • O prefixo muda de acordo com o número de carbonos da cadeia.
    • 1 carbono - met
    • 2 carbonos - et
    • 3 carbonos - prop
    • 4 carbonos - but
De cadeia ramificada (IUPAC)
Para dar nome aos Alcinos de cadeia ramificada são seguidos os seguintes passos. Após é nomeada a cadeia principal
1º passo: Determinar a maior cadeia carbônica.
2º passo: Numerar os carbonos de forma que a tripla ligação fique com o menor número possível.
3º passo: Determinar e nomear os substituintes

Propriedades Físicas

Apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da cadeia carbônica (massa molecular) como os alcanos e alcenos. Essa classe de compostos, não possui cor (incolor), nem cheiro (inodoro), apresentam insolubilidade em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como o álcool, o éter e outros. O acetileno, ao contrário dos outros alcinos, tem cheiro agradável e é parcialmente solúvel em água, e é partir dele que se obtêm solúveis não inflamáveis. Os alcinos são preparados em laboratório porque não se encontram livres na natureza.
O etino (acetileno), o propino (C3H4) e o butino (C4H6) são gases nas CNTP, os membros seguintes da série até o C14H26 apresentam-se como líquidos, e os superiores são sólidos.
Propriedades Químicas
O carbono, quando em tripla ligação, comporta-se como se fosse um elemento mais eletronegativo do que o carbono que participa apenas de ligações simples ou duplas. Assim, o hidrogênio ligado ao carbono da tripla ligação adquire um apreciável caráter ácido. Logo, a presença ou não do hidrogênio no carbono da tripla ligação faz com que os alcinos tenham propriedades químicas diferentes. Os alcinos que possuem o hidrogênio terminal são chamados alcinos verdadeiros, e os que não o possuem são chamados alcinos falsos.
Os alcinos sofrem típicas reações de adição eletrofílica, assim como os alcenos, e pela mesma razão: a reatividade dos elétrons pi. O alcino de maior importância industrial é precisamente o membro mais simples da família - o acetileno (etino), preparado pela ação da água sobre o carbureto de cálc
Os alcinos sofrem facilmente reação de adição, como a halogenação (adição de halogênios) na tripla reação:
HC≡CH + 2 Br2 → H(Br2)C-C(Br2)H







Aluno: Matheus Farias                                                   
Disciplina: Química
Professor: Henrrique                                                    
Turma: 2ª ano ² 

Nenhum comentário:

Postar um comentário