quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quimica / Hugo - Dieta e as Calorias


A Dieta e as Calorias

Mayara Baranowski:
Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.
Para seguir uma dieta, convém consultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.
Caloria é uma unidade da energia. A nossa tendência é associar as calorias aos alimentos, mas elas se referem a qualquer coisa que contenha energia. Por exemplo, quatro litros de gasolina contém cerca de 31.000.000 calorias. Você poderia dirigir um carro por 35 km com as calorias de 217 Big Macs.
Especificamente, uma caloria é a quantidade de energia, ou calor, que é necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau Celsius (1.8 graus Fahrenheit). Uma caloria é igual a 4.184 joules, uma unidade comum de energia usada na física.


Gilson Melo:
Dieta, ao contrário do regime, é uma prescrição alimentar calculada especialmente para você, com a finalidade de fornecer-lhe a alimentação necessária ao seu organismo. Deverá sempre ter uma finalidade educativa. Chamamos de educação alimentar. A dieta deverá ser posteriormente reformulada, pois deve ser adaptada a sua nova situação corporal. Deverá durar toda vida.
Uma dieta deve ser:

·         Suficiente, contendo as calorias necessárias ao gasto calórico;
·         Completa, fornecendo todos os nutrientes indispensáveis ao organismo;
·         Harmônica, distribuindo corretamente os nutrientes calóricos (proteínas, açúcares e gorduras);
·         Adequada às condições fisiológicas do indivíduo.

Deverá, portanto, ser balanceada, isto é, conter todos os nutrientes: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, água e fibras.
  
Calorias, a energia dos alimentos é medida em calorias, sendo que uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água em 1°C. Como a caloria é uma quantidade pequena, quando nos referimos a medições do valor energético de um alimento usamos o quilocaloria, que equivale a mil calorias. A energia em repouso necessária para uma mulher adulta (metabolismo basal) é em média de 1300 calorias e para o homem 1600. Qualquer exercício exige energia extra, aumentando a necessidade total de calorias.
Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades.
Os alimentos gordurosos, por exemplo, carnes gordas e lacticínios, são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas, metabolizadas, e são fontes de energia muito boas.


Brenda Brunnett:

Caloria, é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades.
Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau célsius, a temperatura de 1g de água. Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura. Então buscou-se padronizá-lo, e a caloria foi então redefinida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 °C para 15,5 °C.
Com a evolução mais uma vez da técnica, sobretudo do desenvolvimento da eletricidade e da eletrônica, viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria. Entretanto, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, resolveu colocar a caloria como sendo:
  • 1 caloria = 4,1868 J (exatamente)

Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias por dia, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia. Hoje também é comum expressar quilocalorias escrevendo-se a abreviatura de caloria "Cal" com a letra C em maiúsculo. Ex.: 1 Cal =1000 cal = 1 Kcal

Dieta, são hábitos alimentares individuais, o qual cada pessoa tem uma dieta específica. Para seguir uma dieta, convém consultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.
A escolha de alimentos certos na proporção correta, bem como a prática de exercício físico com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde. Uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas ou calóricas proteicas e o excesso de peso ou obesidade. Também, ter uma vida saudável não é fazer apenas dieta, é não ter uma vida sedentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário