quinta-feira, 5 de abril de 2012

Química/Gondim - Matéria e Transformações da Matéria ( INDIVIDUAL) 3º ANO I

3º ANO I-ENSINO MÉDIO

Aluno : José Igor Melo

Matéria e Transformações da Matéria

           Material, ou matéria, é tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa,como por exemplo : madeira,ferro,água,petróleo,entre outros.As transformações da matéria podem ser físicas e químicas. As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias. Por exemplo, o chumbo fundido (derretido) continua sendo chumbo. A água gelada, o gelo, continua sendo água, porém no estado sólido. Um pedaço de ferro pode ser retorcido e continua sendo ferro.

          Enquanto as transformações químicas  são mais significativas ou fundamentais do que as transformações físicas. Na transformação química as substâncias são destruídas e novas substâncias são formadas. Por exemplo: o ferro exposto à chuva, causa uma transformação química, porque o ferro reage quimicamente com o oxigênio e a água da atmosfera e aparece a ferrugem. Esta ferrugem é uma substância nova que é o óxido de ferro III (óxido férrico). chamam-se reagentes as substâncias iniciais, neste exemplo, são reagentes o ferro e o oxigênio. E são chamadas de produtos, as novas substâncias formadas, neste caso o produto da reação é o óxido férrico.
_____________________________________________________________

Aluna : Flávia Monteiro 

MATÉRIA

              Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. A matéria possui as propriedades gerais (aquelas presentes em todas as substâncias; são elas: massa, inércia, volume, divisibilidade), as propriedades funcionais (características que um determinado grupo de substâncias possui; são elas: sais, bases, óxidos e ácidos), e as propriedades específicas, que se subdividem em organolépticas (as que são perceptíveis aos orgãos do sentido), em químicas (que se refere as reações químicas de cada substância) e em físicas (que analisam as grandezas físicas de cada substância) .
             Para calcularmos  a densidade de um material, basta dividirmos sua massa, pelo seu volume  ( lugar ocupado no espaço pelo corpo ).A unidade mais utilizada para a densidade é g/cm3, ou seja, a valor da densidade mostra qual a massa do material,em gramas, contida num volume de 1 cm3.
             Alotropia é a capacidade de um mesmo elemento químico formar substâncias diferentes. Como exemplo podemos citar o elemento carbono que pode formar o carbono diamante ou o carbono grafite.
_______________________________________________________________

Aluna : Rayanne Azevêdo 

Matéria e Transformações da Matéria

A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula, ou seja é tudo aquilo que possui massa, ocupa lugar no espaço físico e está sujeita a inércia.
Toda é qualquer modificação que ocorre na matéria pode ser considerada um fenômeno, os fenômenos são classificados em físicos e químicos. Onde os físicos não altera a estutura da matéria, como por exemplo: mudança de estado físico. Já os químicos altera a estutura da matéria, como por exemplo: o combustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário