domingo, 1 de abril de 2012

Trabalho de Quimica(Grupo)- Professor: Hugo- 1 ano do Ensino Médio- Turma:I

A evolução dos modelos atômicos

A evolução dos modelos atômicos se deu  por alguns filósofos da antiguidade que se especificavam através de modelos aceitos ou substituídos por outros modelos.Ou seja toda teoria dos modelos atômicos houve um grande desenvolvimento. Hoje em dia, o modelo atômico que "está em vigor" é o Modelo da Mecânica Quântica ou da Mecânica Ondulatória (Modelo Orbital), que se destacou por se parecer com uma nuvem eletrônica aceito para definir a estrutura atômica.

Modelos atômicos:



Dalton: Ele era  professor da universidade inglesa, chamada: New College de Manchester, John Dalton criou a primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX. Para Dalton, o átomo era um sistema contínuo. Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou buscar por algumas respostas e proposição de futuros modelos.


Thompson: Em 1897, Joseph John Thomson formulou a teoria segundo a matéria, contém partículas de massa muito menores que o átomo do hidrogênio. Inicialmente chamou-as de corpúsculos, depois conhecidas como elétrons e acreditava que era impossível dividi- las em partes sem que ocorra um serramento de fissão nuclear no átomo. A demonstração se deu ao comprovar a existência daqueles corpúsculos nos raios catódicos disparados na ampola de crookes (um tubo que continha vácuo), depois da passagem da corrente elétrica.


Rutherford: O cientista estudou três anos o comportamento dos raios X, além da emissão de radioatividade pelo elemento Urânio. Uma das inúmeras experiências realizadas, foi a que demonstrava o espalhamento das partículas alfa. Esta foi base do modelo atômico foi chamado átomo nucleado onde elétrons orbitavam em torno de um núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário