domingo, 1 de abril de 2012

Química/Hugo -DBO (DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO).1ºBimestre (INDIVIDUAL)


Aluno: José Igor dos S.M.X.Gomes

DBO
    A Demanda Bioquímica de Oxigênio trata-se da quantidade de oxigênio preciso para acontecer à oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Biodegradável é a matéria que pode ser usada como alimento, alimentando e sendo fonte de energia para os microorganismos que vivem na água.
____________________________________________________________

Aluna: Rayanne de Morais Azevêdo

Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
            A Demanda Bioquímica de Oxigênio corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer à oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. A DBO pode ser considerada com um parâmetro para avaliar a qualidade da água, onde a poluição orgânica é quantificada.
            O teste da DBO é realizado através da diluição de uma amostra da água a ser analisada em água deionizada saturada de oxigênio. A amostra é inoculada de uma quantidade fixa de microorganismos. Mede-se a concentração de oxigênio dissolvido (OD inicial) na amostra, pelo método de Winkler ou com eletrodo íon seletivo para oxigênio.
             Em seguida, a amostra é selada (para evitar a dissolução de oxigênio adicional dentro dela) e é mantida em estufa durante cinco dias, a 20°C, em frasco âmbar (para evitar que haja fotossíntese, o que resultaria na produção de oxigênio adicional) e com o pH ajustado entre 6,5 e 8,5. Ao fim dos cinco dias, repete-se a medida do oxigênio dissolvido (OD final). A DBO5 será a diferença entre o OD inicial e o OD final.
___________________________________________________________


Aluna: Flávia de Oliveira Monteiro



DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO 
          Pode-se entender como Demanda Bioquímica de Oxigênio, a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável, em condições aeróbicas. É a quantidade de oxigênio utilizada para oxidar a matéria orgânica em certo período de tempo. 
           A DBO é muito importante para determinar o grau de poluição de uma determinada localidade, uma vez que determina a quantidade de oxigênio utilizada para oxidar a matéria orgânica, ou seja, grandes quantidades de matéria orgânica utilizam grandes quantidades de oxigênio, assim, quanto maior a DBO, maior o grau de poluição.
________________________________________________________________________

Aluna : Rayana de Farias Vergara Real

DBO
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer à oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. É a quantidade de oxigênio utilizada na oxidação bioquímica da matéria orgânica, num determinado período de tempo, é contida geralmente em miligramas de oxigênio por litro. O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com esses valores é possível calcular qual a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar essa matéria orgânica nas Estações de Tratamento de Esgoto. A Demanda Bioquímica de Oxigênio é o parâmetro mais empregado para medir a poluição, a determinação de DBO é importante para verificar-se a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica.
Processos de transformação da matéria orgânica que permitem determinar a DBO: 

1- Demanda carbonácea (presença de CO2): inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono em CO2; 

2- Demanda nitrogenada (nitratos e nitritos): os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-).
_____________________________________________________________________

Aluna :Rafaela Resende



DBO – QUIMICA(HUGO) – INDIVIDUAL
A Demanda Bioquímica de Oxigênio corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Essa unidade de medida avalia a quantidade de oxigênio dissolvido em miligramas, equivalente à quantidade que será consumida pelos organismos aeróbicos ao degradarem a matéria orgânica. Entende-se por biodegradável a matéria que pode ser consumida como alimento, ela vai alimentar e ser fonte de energia aos microorganismos que existem na água. Sendo assim, a DBO pode ser considerada como um parâmetro para avaliar a qualidade da água, onde a poluição orgânica é quantificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário