terça-feira, 3 de abril de 2012

Trabalho (INDIVIDUAL)de Química, Henrique.


Grupo : Caio Enrique, Charles Souza, Esdras Santos, Humberto Alencar, José Alves, Zeus Lima e Pietra Simplício.
Série : 2° ano - I

Dentre todos os trabalhos individuais do meu grupo, entramos em acordo e escolhemos o trabalho do aluno: Esdras Santos.



Esdras Santos-
          Os Ésteres são compostos orgânicos que apresentam fórmula geral          R − COO − R1, são caracterizados pelo grupo funcional:
 O ║ − C − O −
  Obtenção dos Ésteres :
Os ésteres, em condições ambientes, se apresentam como líquidos ou sólidos, dependendo da quantidade de carbono. Os primeiros membros da série, os que apresentam baixa massa molecular, são líquidos incolores, de cheiro agradável. No entanto, à medida que se aumenta a massa molecular, vão se tornando líquidos xaroposos, viscosos e gordurosos, até se tornarem sólidos (aspecto de cera), daí ocorre a perda de cheiro agradável. São compostos insolúveis em água, porém são solúveis em álcool, éter e clorofórmio. Como não apresentam pontes de hidrogênio, os ésteres têm ponto de ebulição menor que o dos álcoois e ácidos de mesma massa molecular.
Utilização dos Ésteres :
Os ésteres são utilizados na preparação de extratos artificiais que imitam o odor e o gosto de frutas, por isso são usados na fabricação de xaropes, doces, pastilhas, refrescos, etc. Os ésteres ocorrem naturalmente na natureza na forma de essências de frutas, nos óleos e gorduras (glicéridos), nas ceras e nos fosfátides (lecitina do ovo e cefalina do cérebro). Utilização de cada uma dessas formas:
Essências: são usadas para imitar o sabor e o aroma de algumas frutas, são também chamadas de flavorizantes ou aromatizantes e muito usadas em indústria de alimentos para dar cheiro e sabor aos produtos.
Óleos e gorduras: são os ésteres mais usados em nosso dia-a-dia, são encontrados em produtos como óleo de soja, margarina e azeite de oliva. Ceras: usadas na fabricação de graxas para sapatos, cera para dar brilho a pisos, papel manteiga, velas, etc. A cera de abelha e a cera de carnaúba também fazem parte da classe de ésteres.






Nenhum comentário:

Postar um comentário