quinta-feira, 5 de abril de 2012

Íons Presentes no Nosso Organismo - Hugo 1 Ano II

Nome: Yan Pinheiro
Professor: Hugo
Matéria: Quimica
Tema: Íons Presentes no Nosso Organismo


Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde. Os íons encontrados em grande quantidade (concentrações) no nosso organismo são chamados de macro elementos. Veja alguma das funções desempenhadas por alguns desses íons e as suas consequências de sua falta ou excesso.

Na+: Cátion sódio

Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais e uso inadequado de diuréticos, podendo causar letargia (“moleza”), fraqueza, redução da pressão arterial e até convulsões. O excesso de íon Na+, ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.


Ca+2: cátion cálcio

Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. A deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode provocar osteoporose, raquitismo, paralisia muscular total ou parcial e hipertensão arterial. As cascas de ovos, limpas, secas (em forno ou sol) e reduzidas a pó, são uma excelente fonte de cálcio. Em algumas creches, mingaus e sopas são preparadas com  este pó. O excesso de cálcio (hipercalcemia) pode levar à perda da função renal, à formação de cálculos renais e a distúrbios psíquicos. As principais fontes de cálcio são: queijo, vegetais de folhas verde-escuras, moluscos, sardinha e salmão.


Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso

O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder ser transformada em Fe+2. A quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g, e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração. As hemácias (eritrócitos) são células  que fazem parte da série vermelha do sangue, que contém hemoglobina. A hemoglobina possui quatro grupos herme, que podem se ligar a uma molécula de O2  por meio do ferro presente em seu interior. Imagem de microscópio eletrônico ampliada 1320 vezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário