terça-feira, 3 de abril de 2012

TRABALHO QUÍMICA HUGO - ÍONS NO NOSSO ORGANISMO

Grupo: Lucas do Nascimento Farias, Francisco Lucas, Thaisa Morais, Giovanni Cesar, Mayara Rolim, José Lopes e Felipe Costa.

Trabalho 1: Francisco Lucas

Os íons são muito importantes para o  nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas a nossa saúde.
Os íons encontrados em grandes quantidades (concentrações) no nosso organismo são chamados de microelementos. Algumas consequências causadas por esses íons são.
Na+: Cátion sódio
Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos.

Ca+2: cátion cálcio
Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas.
Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso
O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder ser transformada em Fe+2.

Trabalho 2: Lucas do Nascimento Farias
Íons no nosso Organismo
Os íons são importantes para manter o equilíbrio nos processos de difusão nas células humanas e manter a neutralidade de carga na célula, visto que toda proteína e carregada.
Muitos efeitos de transporte intermembrana ocorre por processos de difusão e osmose, ocasionados pela diferença de concentração de íons. A maioria dos processos biológicos envolvem a presença de íons. Sem os íons a vida como nos conhecemos não existiria.

Cátion Ferroso - O íon ferro é um micro elemento essencial para o transporte de oxigênio no corpo pela hemoglobina. É também um componente crucial de enzimas que realizam importantes processos no corpo. Parte dele é perdida rotineiramente pela excreção fecal e urinária, e também através da menstruação ou gravidez. Esta quantidade deve ser substituída por íons ferro dos alimentos. Os homens necessitam cerca de 10mg por dia, enquanto que as mulheres requerem 18mg, e mais ainda se elas estiverem grávidas. O fígado é a fonte mais rica em íons ferro. Outros alimentos ricos em íons ferro são: carne magra, espinafre, gema de ovo, cenouras e uvas. Embora a maior parte dos íons ferro do corpo esteja contida nos glóbulos vermelhos, a medida da quantidade restante no soro sanguíneo pode ser usada para diagnosticar certas desordens. A faixa normal é de 60mg a 200mg de íons ferro por 100mililitros de soro sanguíneo.

Cátion Cálcio - O cálcio é um dos mais importantes elementos do corpo humano: todas as células necessitam de cálcio para funcionarem corretamente. No corpo humano o cálcio encontra-se em 3 locais: no esqueleto, o "armazém" onde se encontra guardado 95% do cálcio nas células no sangue, onde circula para as células e os órgãos que dele necessitam

O nosso corpo não consegue fabricar cálcio, por isso todo ele vem da alimentação (ou de suplementos). Se faltar cálcio nas células ou no sangue o organismo vai buscá-lo ao armazém: o esqueleto.
Cátion sódio - Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais e uso inadequado de diuréticos, podendo causar letargia (“moleza”), fraqueza, redução da pressão arterial e até convulsões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário